19 agosto 2009

TCC




Estou decidindo meu tema de TCC, e não estou achando nada fácil. Sempre preferi pensar que nossas escolhas deviam se basear no que realmente nos interessa, num tema com o qual nos identifiquemos e que faça sentido debruçar-se a estudá-lo.
Quero que seja assim, visceral. Quero me lançar no desbravamento de teorias e me deparar várias vezes comigo mesma. Quero que mexa comigo, que confronte minhas idéias, quero criar uma coisa realmente nova, nem que seja apenas dentro de mim.
Meio dramático, eu sei, mas sempre sonhei com esse momento na minha formação. Mesmo que ainda não tenha decidido o tema.
Não sei me interessar pelo desinteressante. Preciso sempre encontrar um sentido naquilo que faço.
Tem gente que prefere o contrário. Escolhe um tema neutro, e consegue se dar muito bem. Justamente porque não se envolveu emocionalmente. E tem gente que sugere mesmo isso!
Já tentei, não vai!
Estou dividida entre dois temas que sempre foram presentes na minha formação, ou além dela, na minha vida.
Talvez eu precise acalmar os ânimos, lembrar que isso é só mais um trabalho de faculdade, e com esse olhar menos deslumbrado conseguir escolher o que me agrade mas não esteja tão latejante.
Mesmo que eu saiba que aquilo que lateja aponta o latente, o urgente, escondido dentro da gente.



Sophia Compeagá

4 comentários:

bruno nobru disse...

Sophia, achei muito massa teu questionamento e tua intenção e me faz muito sentido tudo isso, penso que qualquer trabalho que fizermos há que seja útil, principalmente para nós mesmos, e penso também que tenha de fazer algo para mudar para melhor algo que vivenciamos em nossa realidade e que nos toca (ou afeta) de certa maneira.. fiquei até curioso por saber quais assuntos estavam em tuas idéias, e me recordei do trabalho que fiz sobre a alienação no processo educativo, até hoje gosto dele, não foi um trabalho qualquer, só para marcar nota ou coisa do tipo.. me fez melhor.. e acho que é por aí..

obs.: respondi seu comentario em meu blog, no mesmo post.

abraço, bruno

Janaína S. disse...

obrigada pelo selinho! Já respondii, tá?! :*

Anônimo disse...

Vou fazer o mesmo então, reposnder por aqui...
Bruno, eu me lembro de vc falar do seu trabalho. Até cheguei a dar uma olhada nele lá na biblioteca.
Os temas que gosto e me acompanharam durante toda a formação foram: psicologia hospitalar, luto, psicossomática e psicanálise. Nessa semana descobri vários artigos que tratam a psicossomática como consequência de um luto não-elaborado. Fiquei com esperança de poder juntar os temas tb! Tô escolhendo meu orientador e depois vou pensar mais sobre o que escrever.
Esse questionamento é memso real, já pensei várias vezes em partir pra avaliação psicológica pq me dou super bem nessa área mas não é o que realmente mexe comigo. Não tenho grandes curiosidades sobre testes, então...
Valeu o comentário!
Abração!

Márcio Beckman disse...

Sophia, acho q é importante fazermos coisas q tenham significado para nós, pois só assim nos empenhamos verdadeiramente, mas tenha sempre em mente três coisas: 1) faça algo q possa trazer algo de contribuição para a psicologia msm q pequena, pois acho q isso q é legal e não só mais um trabalho como outro; 2) tente ser simples e ao msm tempo original, pq se vc complica demais vc acaba se perdendo, mas se não for uma coisa diferente de tantas q a gente vê por aí fica sem graça tb; 3) verifique se há material disponível sobre o tema q vc quer escrever, senão depois vc vai acabar tendo a maior dor de cabeça para encontrar livros e artigos q precisa.
Bom, pelo q eu li parece q vc já escolheu o seu tema, só aida não se deu conta disso. Legal essa idéia de vc juntar os temas. Abraço!