19 agosto 2009

desabafo

Hoje uma coisa me aborreceu um pouco. Mas só um pouco. Ou talvez não tão pouco, mas por pouco tempo.
Notei que alguns textos meus estavam sendo exibidos no orkut como sendo de outra pessoa. Então investi na pesquisa para tentar entender melhor o que estava acontecendo.
"Criaram" um texto com três parágrafos, entre eles usaram um texto meu mas assinaram como se quem o tivesse escrito fosse uma pessoa que desconheço. Encontrei o blog da tal pessoa e notei que ela não tinha copiado nada, mas que realmente parte daquela montagem era do blog dela.
Menos mal. Mas ainda assim é chato ver uma coisa sua ser publicada com nome de outra pessoa. Já vi diversas vezes pessoas usarem textos meus daqui do blog em suas páginas na internet. A maioria respeita os créditos, bota lá um 'Sophia com PH', 'Sophia Vieira', às vezes 'Sofia Sempeagá' mesmo, mas nem todo mundo credita, alguns deixam em branco por tentarem fazer se passar por seus ou, sei lá, de repente por não saberem que ao citar um trecho escrito por outra pessoa têm que se respeitar algumas regrinhas...
Sinceramente, nesses casos eu não me importo muito, isso aqui para mim é um passatempo, um desabafo.
Ninguém nunca vai saber de fato o que sinto enquanto escrevo. À essência disso aqui só eu tenho acesso.
E fico realmente feliz quando vejo alguém citar os textos. De alguma forma se identificaram, e de alguma forma devo ter me feito entender.
Não pretendo publicar livros (não sobre o que escrevo aqui), não pretendo ganhar dinheiro (com isso, repito!), não vou registrar nada - contrariando os conselhos que recebi, e muito menos reclamar com as pessoas que estão fazendo circular por aí os textos sem os devidos créditos, embora não tenha sido agradável ver, entre pessoas próximas a mim, meus textos com autoria de outros.
Como tudo que posto aqui, isto foi só mais um desabafo. E já passou...




"Escrevo porque é a maneira mais barata, mais divertida e mais impune de ser clandestino."
(Alan Pauls)

Um comentário:

bruno nobru disse...

Sophia, achei legal o que comentou, e por um tempo pesquisei sobre isso e descobri que após publicado o que escrevemos já o temos como direito e não há necessidade de registrar nada.. eu publiquei um livro, que gostaria que você lesse (quando puder te entrego um), e não registrei ele, além da impressão em gráfica e publicação eu o divulgo na internet livremente para download, até conversei com um advogado sobre isso e a lei que trata de propriedade intelectual descreve que o que publicamos já é de nosso direito..

o interessante que incentivo e utilizo para o que escrevo são as licenças para uso (das quais me utilizo do "creative commons") onde você escolhe o tipo de licença que mais se aproxima ao que pretende com seus textos, sua arte, etc.. eu escolhi um tipo de licença que permite que qualquer pessoa copie ou crie obras derivadas desde que dê o crédito ao autor e não utilize para fins não comerciais..

fora o papo de leis e tal, o que publicamos vai para o mundo e quem quiser utilizar acaba utilizando mesmo e não penso ser propriedade de um ou outro em especial.. mas parece que se torna algo muito mais amplo.. nessa questão, e principalmente com a difusão ampla via internet, o que sinto que falta é a questão do respeito mesmo.. que falta nas relações pessoais também de um modo geral..

abraço, bruno