16 junho 2009

dos laços

Existe um termo que ouço muito na faculdade e acho interessante, "amarração", que significa a capacidade de união de dois conceitos ou ainda, a união do conceito à prática. Uma coisa está amarrada quando o conceito se completa e se esclarece, principalmente conceitos que vão se complementando aos poucos até que se chegue a uma compreensão mais global do assunto, o que é comum nas disciplinas. Claro, essa é a minha amarração a respeito do termo!
De tanto ouvir e pensar sobre a estranheza da expressão, lembrei de quando era criança e de quando aprendi a amarrar meus próprios sapatos. Parecia uma coisa tão absurda na sua complexidade, e minha mãe era capaz de fazer aquele laço - que vinha depois do nó e era formado por dois outros semi-laços - numa velocidade incrível! Enfim aprendi! Mas o valor à nova habilidade não durou muito, logo passei a esconder o cadarço do tênis embaixo da palmilha, como faço até hoje, e o encanto do laço no sapato se perdeu!
Hoje penso que, mais difícil que aprender a amarrar os próprios sapatos, é aprender a desamarrá-los. No mundo subjetivo os sapatos não só deixam de servir por estarem menores que nossos pés, mas também por estarem maiores e pesados demais. E as desamarrações então se fazem necessárias.
Estou aprendendo a desamarrar os meus. Talvez com um pouco de atraso, talvez no tempo certo das minhas necessidades.
Mas aprender a desamarrar e abandonar velhos calçados é imprescindível para que se possa caminhar com os próprios pés e escolher os próprios caminhos.


Sophia Compeagá

2 comentários:

Márcio Beckman disse...

A condição de ser humano é um eterno fazer laço e desfazer laços, como os dos nossos sapatos que fazemos e desfazemos todos os dias, mas há quem faz apenas uma vez e consegue calça-los e descalçalos sem desfazê-los... Já eu sou um dos que faço essas "amarrações" várias vezes por dia.

Anônimo disse...

Oi Sophia, estou de volta, gostaria de pedir sua autorização para colocar seu endereço de blog no meu. E pedir autorização para creditar seu nome em alguns textos que "tirei a idéia" do seu blog.
Me endereço É: http://vanribeiroretratosdocotidiano.blogspot.com/

Obrigada!!!
Espero retorno!