18 outubro 2008

Simplificar-se


Para a psicanálise, quanto mais complexo for o aparelho psíquico, mais condições se terá de enfrentar situações difíceis. Ou seja, quanto mais problemas você vivenciar, sobretudo na infância, mais capacidade você terá de enfrentar novas situações problemáticas na vida adulta.

Não teme o fogo quem desceu ao inferno. Não teme a chuva quem carrega dentro de si a marca de grandes tempestades.

Claro que há casos em que o efeito se dá de outra forma, traumática, quando a pessoa não consegue dar sentido a certas vivências e integrá-las a sua história de vida. E ao invés de promover maturidade, impede a pessoa de evoluir em alguns aspectos.

Mas a vivência de complexidades nos dá recursos para simplificá-las posteriormente. Entender um problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

E entender é uma arte que envolve reduzir o problema ao tamanho de nossa cabeça para que ele possa circular por ali sem entraves. Entender é reduzir, e simplificar.

A arte de viver bem se encontra na capacidade de simplificarmos as coisas, a vida e a nós mesmos.

A maior das dificuldades está no excesso de valor que damos à tudo. Quanto maior o desamparo, maior a carência e a necessidade de se apegar às coisas.

Não parece contraditório? Quanto mais valor damos a nós mesmos, maior nosso desamparo. E vice-versa. Enquanto vemos pregar por aí que é preciso dar mais valor a si mesmo, que cada pessoa é insubstituível, e fazendo parecer que, se nos dermos mais valor, seremos mais felizes. Eu confesso, também me confundo nesses discursos...

Pra mim, ser feliz é ter menos necessidades. E dizer que todas as pessoas são especiais é uma outra forma de dizer que ninguém é.

Para ser inteiro, seja vazio! Nossas necessidades verdadeiras estão nas coisas simples e não nas grandes complicações que embaraçam nossas vidas.

E é somente acalmando as grandes tormentas do nosso coração que poderemos ouvir claramente a voz do nosso desejo.

Pra mim, "amar a si" é ter bem definido o que se ama "fora de si". É aprender a desfazer-se das pequenas paixões e vícios que nos tiram o foco do desejo maior. É jogar fora pequenas bagagens em função de uma grande conquista. É ter coragem de ouvir a voz do próprio coração e seguir os valores que ditam a nossa consciência. É esvaziar-se de egoísmo e encher-se de vida. É abrir-se para o novo. É simplificar-se!


Sophia Compeagá

4 comentários:

CL disse...

...simplificar-se é viver!

Texto bom que faz refletir, fez ventania por aqui.

Obrigada por tomar um cafézinho comigo!

bj grande!

Ju disse...

Sophia... doce e salgada... como lágrimas... e digiro emoções!
obrigada pela visita, querida! gostei muito de suas palavrvas, lá e aqui!
beijos!
:)

Bruna disse...

Lindo texto Sophia! isso é coisa de psicólogo, não? HiuahiUHA!

"É esvaziar-se de egoísmo e encher-se de vida. É abrir-se para o novo. É simplificar-se!"

ADOREI! :)

Anônimo disse...

Bela, acredito plenamente que viver bem esta na simpliscidade de se viver. É como num jardim onde as rosas , os girasois brotam e florescem no tempo certo. sem atropelos, sem ansiedades e sem grandes vontades alem de perfumar o ár. A arte de viver bem esta na simplicidade das coisas!

beijo, Flor!